02 dezembro 2011

Biquíni de croché

Lembra quando comentei que havia feito um biquíni de croché? Pois ai está: uma calcinha (que é a mesma em todas as fotos) e dois sutiãs. Usei umas ferragens douradas e fio Saten com Lurex, da Novelaria. Esse fio pode ser encontrado também na cor prata.

O Lurex é um fio recoberto de poliéster, responsável pela aparência de brilho metálico. Ele foi resgatado dos anos 70 para o inverno de 2010, mas pelo que tenho visto só agora para o inverno de 2012 é que as marcas investiram pesado nele.

O Saten com Lurex é um fio encorpado que pode ser usado para fazer peças femininas como estes biquínis, ou pulseiras e cintos, como os que mostrados aqui. E imagino que bolsas e carteiras também devem ficar lindas com ele. E uma gravata, que tal? Na decoração pode ser usado para fazer suplats, anéis para guardanapos, porta copos, jogos americanos, centros de mesa, cúpulas para luminárias, cestas, etc. É um fio bastante versátil.


Parte superior à esquerda

Pontos empregados

PA = Ponto Alto
PB = Ponto Baixo
Cor = Correntinha
PBX = Ponto Baixíssimo
MPA = Meio Ponto Alto

Faça o anel mágico. Dentro do anel faça 12 pontos altos. Separe a próxima carreira em três partes, fazendo aumentos com 4 pontos altos em cada lugar. Faça o número de carreiras necessárias para o seu tamanho, repetindo os 4 pontos altos em cada um dos três cantos em todas as carreiras. Arremate em volta de todo o trabalho com meio ponto alto. Colocar as tiras, ferragens e pedrarias a gosto. Sugestão para as tiras: faça o número de correntinhas necessárias e retorne a carreira fazendo pontos baixos.


Parte superior à direita

Pontos empregados

PA = Ponto Alto
PB = Ponto Baixo
Cor = Correntinha
PBX = Ponto Baixíssimo
MPA = Meio Ponto Alto

1ª Carreira. Faça 11 correntinhas e inicie a carreira fazendo 1 ponto alto na segunda correntinha, faça pontos altos até o final da carreira (10 pontos altos).

2ª Carreira. Faça 2 correntinhas (conta como 1 ponto alto) e 8 pontos altos em cada ponto de base. Faça 2 pontos altos no mesmo ponto de base (não retorne, siga o contorno). Agora 1 ponto alto, 1 ponto alto duplo e 1 ponto alto no mesmo ponto de base. 2 pontos altos no mesmo ponto de base e termine a carreira fazendo 1 ponto alto em cada ponto de base (24 pontos).

3ª Carreira. Faça 2 correntinhas (conta como 1 ponto alto) e 9 pontos altos em cada ponto de base. Faça 2 pontos altos no mesmo ponto de base, agora 1 ponto alto, 1 ponto alto duplo e 1 ponto alto no mesmo ponto de base. 2 pontos altos no mesmo ponto de base e termine a carreira fazendo 1 ponto alto em cada ponto de base (28 pontos).

4ª Carreira. Faça 2 correntinhas (conta como 1 ponto alto) e 10 pontos altos em cada ponto de base. Faça 2 pontos altos em cada um dos próximos dois pontos de base, agora 1 ponto alto, 1 ponto alto duplo e 1 ponto alto no mesmo ponto de base. Repita 2 pontos altos em cada um dos próximos dois pontos de base. Termine a carreira fazendo 1 ponto alto em cada ponto de base (34 pontos).

5ª Carreira. Faça 2 correntinhas (conta como 1 ponto alto) e 13 pontos altos em cada ponto de base. Faça 2 pontos altos em cada um dos próximos dois pontos de base, agora 1 ponto alto, 1 ponto alto duplo e 1 ponto alto no mesmo ponto de base. Repita 2 pontos altos em cada um dos próximos dois pontos de base. Termine a carreira fazendo 1 ponto alto em cada ponto de base (40 pontos).

6ª Carreira. Faça 2 correntinhas (conta como 1 ponto alto) e 17 pontos altos em cada ponto de base. Faça 2 pontos altos no próximo ponto de base, agora 1 ponto alto, 1 ponto alto duplo e 1 ponto alto no mesmo ponto de base. 2 pontos altos no próximo ponto de base. Termine a carreira fazendo 1 ponto alto em cada ponto de base (44 pontos).

7ª Carreira. Faça 2 correntinhas (conta como 1 ponto alto) e 19 pontos altos em cada ponto de base. Faça 2 pontos altos no próximo ponto de base, agora 1 ponto alto, 1 ponto alto duplo e 1 ponto alto no mesmo ponto de base. 2 pontos altos no próximo ponto de base. Termine a carreira fazendo 1 ponto alto em cada ponto de base (48 pontos).

8ª Carreira. Faça 2 correntinhas (conta como 1 ponto alto) e 21 pontos altos em cada ponto de base. Faça 2 pontos altos no próximo ponto de base, agora 1 ponto alto, 1 ponto alto duplo e 1 ponto alto no mesmo ponto de base. 2 pontos altos no próximo ponto de base. Termine a carreira fazendo 1 ponto alto em cada ponto de base (52 pontos).

9ª Carreira. Faça 2 correntinhas (conta como 1 ponto alto) e 23 pontos altos em cada ponto de base. Faça 2 pontos altos no próximo ponto de base, agora 1 ponto alto, 1 ponto alto duplo e 1 ponto alto no mesmo ponto de base. 2 pontos altos no próximo ponto de base. Termine a carreira fazendo 1 ponto alto em cada ponto de base (56 pontos).

Faça tantas carreiras quanto forem necessários, respeitando o seu tamanho.

Inicie o arremate com meio ponto alto. Quando chegar no topo da peça faça as correntinhas necessárias para a tira do pescoço e retorne fazendo pontos baixíssimos. Continue fazendo o contorno da peça com meio ponto alto até o fim. Com o mesmo fio faça a tira das costas. Repita esse processo no outro bojo.


Parte Inferior do Biquíni

Frente. Faça 37 correntinhas e inicie a carreira fazendo 1 ponto alto na segunda correntinha (36 pontos altos). A partir da segunda carreira diminua 1 ponto em cada lateral até obter 10 pontos altos.

Verso. Faça 51 correntinhas e inicie a carreira fazendo 1 ponto alto na segunda correntinha (50 pontos altos). A partir da segunda carreira diminua 1 ponto em cada lateral até obter 10 pontos altos. Una as partes, faça o acabamento e as tiras.

O número de correntinhas iniciais pode variar de acordo com o tamanho desejado.

Sugestão para o acabamento: ponto caranguejo.