10 setembro 2011

Luvas dedinhos de fora com lã importada e ponto xadrez ajour

Olá pessoas! Tenho estado ausente por conta da minha atividade principal, mas acreditem, sinto falta de trocar umas palavras com vocês, moças e rapazes. O fato de eu trabalhar com produção cultural resulta nisso, há épocas em que o volume de trabalho não me permite fazer postagens com a frequência que eu gostaria. Mas enfim, trouxe mais uma luvinha dedinhos de fora e desta feita com um fio lindo, extremamente macio e de cores alegres. Esta lã chama-se Cortina e pode ser encontrada na Novelaria Knit Café.

lado avesso do ponto
Este par de luvas é fácil de ser feito, eu diria até que está no Nível I de dificuldade e por isso estou descrevendo a receita abaixo. Se você se aventurar a fazê-la me mostre depois, combinado?
__________________

Pontos empregados: correntinha (corr), ponto baixíssimo (pbx), ponto baixo (pb) e ponto alto (pa).

Início: faça 32 corr e feche com um pbx.

1ª carreira (conjunto de 3 pa): suba 3 corr (que são contadas como 1 pa) e faça, em cada ponto de base, 2 pa e 1 corr, pule 1 corr de base e repita 3 pa e 1 corr até o final da carreira, feche com 1 pbx na 3ª corr do início da carreira (quando fizer 1 corr também pule 1 corr de base).

2ª carreira (conjunto de 3 corr): faça 3 corr e faça 1 pb no espaço da corr da carreira anterior, repita 3 corr e 1 pb na corr da carreira anterior, continue assim até o final da carreira, feche com 1 pbx dentro do espaço das 3 corr do início da carreira.

3ª carreira (conjunto de 3 pa): suba 3 corr (que são contadas como 1 pa) e dentro do espaço das 3 corr feitas na carreira anterior faça 2 pa e 1 corr, pule o pb de base e de novo dentro do próximo espaço das 3 corr da carreira anterior faça 3 pa e 1 corr, pule o pb de base, continue assim até o final da carreira.

4º carreira (conjunto 3 corr): repita a 2ª carreira.

5ª carreira (de aumento, conjunto de 4 pa): repita a 3ª carreira, apenas aumente 1 ponto alto no conjunto de pontos altos.

6ª carreira (de aumento, conjunto de 4 corr): repita a 4ª carreira, apenas aumente 1 correntinha no conjunto de correntinhas.

7ª carreira (conjunto de 4 pa): repita a 5ª carreira.

8ª carreira (conjunto de 4 corr): repita a 6ª carreira.

9ª carreira (de aumento, conjunto de 5 pa): repita a 7ª carreira, apenas aumente 1 ponto alto no conjunto de pontos altos.

10ª carreira (de aumento, conjunto de 5 corr): repita a 8ª carreira, apenas aumente 1 ponto alto no conjunto de pontos altos.

11ª carreira (conjunto de 5 pa): repita a 9ª carreira.

lado avesso do ponto
Dedão: sem cortar o fio, faça como nas carreiras pares, 5 corr e 1 pb no espaço da corr da carreira anterior (este ponto baixo deverá ser feito na 1ª e na penúltima correntinha da carreira anterior, faça mais 5 corr e 1 pb na última corr da carreira anterior, feche com 1 pbx . Faça 1 carreira de conjunto de 5 pontos antos, 1 carreira de conjunto de 5 correntinhas e 1 carreira de conjunto de 5 pontos altos e arremate o fio.

Dedos: coloque o fio no 1º espaço da corr da 11ª carreira (mesmo espaço onde foi feito 1 pb do dedão), faça as duas próximas carreiras iguais as carreiras 5ª e 6ª e arremate.

Só pra finalizar eu sugiro que se faça uma pequena amostra desse ponto, cuja receita você poder ver aqui, com isso a dificuldade de fazer essa luva diminuirá consideravelmente. O número de correntinhas iniciais vai variar de acordo com o tamanho da mão e do fio empregado no trabalho. Faça sempre um número de correntinhas inicias divisível por 4, e diminua ou aumente o número de pontos altos e correntinhas conforme a necessidade, se possível experimente a luva a cada uma ou duas carreiras feitas. Se você se animar em fazer essa luvinha, não se esqueça de me mostrar!

  • HOJE - AUJOURD’HUI Aujourd’hui je suis très sensible, Je me sens un poète, un écrivain, Ceux qui écrivent des choses sensibles, Choses avec émotion, d’un seul éla...
    Há 2 meses