30 abril 2011

Passo-a-passo da luva básica de crochê com dedinhos de fora

Finalmente consegui fazer um PAP de uma luva básica de crochê com dedinhos de fora. Cheguei nesse resultado depois de tanto fazê-las. Acho elas lindas, práticas e elegantes.

Além dessa luva básica também criei outro modelo, este, por incrível que parece saiu de primeira: é a luva de crochê com dedinhos de fora, em ponto de conchas empilhadas, veja aqui.

A luva que se vê nesta foto foi feita com o fio Brilho, da Pingouin, e agulha nº 3. As variáveis como fio, agulha e tensão do ponto contribuem para o resultado final do trabalho. Abaixo segue o passo-a-passo da luva. Espero que as etapas estejam claras.

Pontos utilizados:

correntinha = corr
ponto baixíssimo = pbx
meio ponto alto = mpa
ponto alto = pa
ponto alto em relevo pegando pela frente = pa pegando pela frente
ponto alto em relevo pegando por trás = pa pegando por trás

Observações:

O ponto alto pegando pela frente, alternado com o ponto alto pegando por trás formam o ponto barra; iniciar todas as carreiras com o número de correntinhas correspondentes ao ponto que virá em seguida, elas serão contadas como o 1º ponto da carreira.

Fazer 36 corr e fechar com 1 pbx, para trabalhar em carreiras circulares.






Fazer 3 corr (que serão contadas como o 1º pa da carreira) e seguir fazendo pa em toda a carreira, fechar com 1 pbx = 36 pa.










Fazer 3 corr, 1 pa pegando pela frente, 1 pa pegando por trás, e assim em toda a carreira, fechar com um pbx. Será a 1ª carreira do ponto barra. Fazer mais 2 carreiras da mesma maneira = 3 carreiras de ponto barra.




Fazer as próximas 3 carreiras em mpa = 36 mpa.

Fazer a próxima carreira aumentando 1 ponto no 1º ponto da carreira e no 19º ponto (meio da carreira) = 38 mpa. Fazer as próximas duas carreiras em mpa, sem aumento = 38 mpa.

Fazer a próxima carreira aumentando 1 ponto no 1º ponto da carreira e no 20º ponto (meio da carreira) = 40 mpa. Fazer as próximas duas carreiras em mpa, sem aumento = 40 mpa.

Fazer a próxima carreira aumentando 1 ponto no 1º ponto da carreira e no 21º ponto (meio da carreira) = 42 mpa. Fazer as próximas duas carreiras em mpa, sem aumento = 42 mpa.

Fazer 1 carreira aumentando 1 ponto no 1º ponto da carreira e no 22º ponto (meio da carreira) = 44 mpa.

Para mão de tamanho médio, o corpo da luva está feito e agora passaremos para a próxima etapa que é a dos dedos. Sem cortar o fio faça 3 corr, pule 12 pontos para fechar no 13ª com um pbx. Ai já poderá ser visto o espaço para o dedão, e daqui pra frente não faremos mais nada com este espaço.



Fazer 2 corr que serão contadas como o 1º mpa, seguir fazendo mais 34 mpa e mais 3 mpa (estes últimos 3 mpa serão feitos 1 em cada 1 das 3 corr do inicio da carreira), fechar com 1 pbx = 38 mpa.

Fazer mais 3 carreiras de mpa fechar e arrematar.



Parece simples, mas as vezes não conseguimos avançar, persista. Se eu puder te ajudar, estarei pronta. E se você fizer este simpático par de luvas, me mande uma foto e o link para que eu possa mostrar aqui no blog.

Pra você, boa sessão de crochê!